Outubro Rosa - Mova essa causa!

Outubro Rosa - Mova essa causa!


A campanha tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade no país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo mundo, com cerca de 28% de novos casos por ano. Apesar de mais raro, a doença também acomete homens, mas só 1% do total de casos.

A estimativa do INCA é de 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2018 e 2019, um risco estimado de 56,33 casos para cada 100 mil mulheres.

De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que 14.388 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil em 2013, último ano com dados disponíveis. Desse total, 14.206 eram mulheres e 181 homens.

O autoexame é fundamental para detecção precoce do câncer de mama, assim como a realização de mamografia. Na maioria dos casos,  a doença pode ser percebida em fase inicial através de sinais e sintomas como nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada ou parecendo casca de laranja, alterações no mamilo, pequenos nódulos na axila ou pescoço e líquido anormal saindo das mamas.

De acordo com o INCA, a taxa de sobrevida de pacientes que vivem pelo menos cinco anos após o diagnóstico é maior quando a doença é detectada em seus estágios iniciais. 90% dos casos podem ter cura se diagnosticados precocemente.

Hábitos saudáveis são essenciais para prevenção do câncer de mama. Segundo o Inca, 30% dos casos podem ser evitados com bons hábitos como a prática regular de atividade física, ter uma alimentação saudável, manter um peso adequado, amamentar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.





Receba nossas ofertas e promoções


LagoSan © 2018 - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem
Enviar Proposta ×

Digite o código no campo