Você sabe qual o pneu mais adequado para a rotina do seu veículo?

Você sabe qual o pneu mais adequado para a rotina do seu veículo?


Assunto comum nas reportagens sobre as corridas de Fórmula 1, a preocupação com o tipo dos pneus não é exclusividade das escuderias e pilotos, ele também faz diferença no dia a dia de todos os motoristas. Atualmente existem vários tipos de pneus, cada um com indicação para determinada situação. Mas fique tranquilo pois não é preciso mudar de pneus de acordo com a previsão do tempo, como ocorre nas corridas. Basta definir qual o tipo de uso predominante na rotina do seu veículo para escolher o que melhor se adapta ao seu dia a dia. Fizemos uma lista com os principais modelos para ajudar nessa escolha.

Pneu de passeio

É o modelo mais comum, adequado para a maioria dos carros comercializados, da categoria “passeio”. Esse tipo de pneu é também utilizado em veículos esportivos e caminhonetes, pois tem desempenho razoável em trechos off-road. Os pneus de passeio andam com eficiência no asfalto, tanto em solo seco quanto sob chuva. São os que chegam às lojas com os preços mais acessíveis e, usados adequadamente, têm boa vida útil.

Pneu misto

O pneu ATR , também chamado de “pneu misto”, é muito utilizado em SUVs e tem desempenho eficiente tanto no asfalto quanto na terra ou superfícies irregulares. Por esse motivo, também é bastante adotado. No entanto, é bom ficar atento para a real necessidade desse tipo de pneu, já que, apesar da alta performance off road, ele compromete algumas funções vitais do veículo, como consumo, frenagem e estabilidade no uso urbano.

Pneu OTR

Do termo em inglês “off the road” vem a sigla OTR, que, em bom português, quer dizer “fora da estrada”. Isso já deixa pistas sobre o emprego desses pneus — eles são indicados para caminhos de terra e trilhas — são resistentes a erosão, descidas, subidas e terrenos irregulares. Sua estrutura, com sulcos mais profundos, garantem que a lama seja removida conforme o automóvel se movimenta, para manter a estabilidade e o tempo de vida útil do pneu.

Pneu verde

Se você está em busca de diminuir sua pegada no meio ambiente, essa categoria de pneus é para você. O pneu verde substitui o de passeio e tem na composição um composto de borracha e sílica, que deixa o pneu mais leve. Assim, apresenta menos resistência à rolagem, redução no consumo de combustível e, consequentemente, diminuição na emissão de poluentes. Apesar de conhecido como “pneu verde”, ele mantém a coloração preta.

Pneu radial

É o tipo de pneu que oferece muito mais rigidez e durabilidade na banda de rodagem. Ele tem uma estrutura metálica interna que garante segurança na tração. Uma das características do pneu radial são as laterais mais flexíveis para compensar a rigidez da banda de rodagem, o que o torna mais frágil e propenso a danos e cortes laterais. O pneu radial é indicado para uso sem câmara de ar.

Pneu Run on flat (ROF)

Desenhado para rodar mesmo furado, o pneu “Run on flat” mantém a estrutura sem causar danos à roda em caso de perfuração ou até mesmo um corte. A tecnologia que permite essa vantagem se baseia em flancos que reforçam o interior do pneu e permitem suportar o peso do veículo por até 80 quilômetros após a perfuração. O pneu garante rodagem mesmo com as avarias sem comprometimento à estabilidade do veículo.

Agora que você já sabe qual o modelo é mais indicado para o seu jeito de conduzir seu carro, pode passar pela Lago-San e conversar com um de nossos consultores. Aqui, nós avaliamos as condições dos seus pneus atuais e orientamos sobre a necessidade - ou não - da troca dos pneus. Se quiser mais detalhes, deixe seus dados aqui e receba em breve nosso contato.





Receba nossas ofertas e promoções


LagoSan © 2019 - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento e Hospedagem
Enviar Proposta ×


Digite o código no campo